Monday, December 22, 2014

Natal - no passado.Natal é Presente.

Monday, December 22, 2014
Eu sempre sonhei com um Natal assim: uma porção de pessoas em volta da mesa, muita alegria, comida a fartar, amor e descontração. Esta sempre foi a minha idéia de Natal enquanto criança (que acredito ainda viva dentro de mim) mas não tive. Faltou  Natal na minha infância.

Meus Natais enquanto criança e/ou adolescente sempre foram reduzidos a 4 pessoas: minha mãe, eu  e meus dois irmãos. Mais ninguém na festa, ninguém mais para celebrar conosco.  Dia 24 era sempre a mesma coisa: eu olhava pela janela as outras casas cheias de gente, família, amigos, barulho e muita comemoração. E nós, só nós 4 jantando sozinhos, como se fosse um dia qualquer.

Natal na minha concepção não é um dia qualquer: é dia de celebrar o nascimento de Jesus, dia de união, de alegria, e porque não, dia de ganhar presente também.

Minha família é muito desunida / separada por motivos diversos - desde a morte de minha avó materna muito jovem - até a separação de meus pais quando eu ainda era muito pequena. Não tinha "família" para reunir no Natal, por incrível que pareça. E eu gosto tanto de Natal.

Imagem da Net
Minha mãe levava  eu e os meus irmãos, para visitar meu avô (pai dela) e a esposa dele no dia 25/12 mas era um problema: tínhamos que nos comportar como "príncipes / princesas" , receber os presentes, agradecer, comer só o que a "mãe" dissesse que podia, levantar e voltar para casa. Sem espontaneidade, sem nada, mas mesmo assim eu saía de lá com aquele "feeling" de que Natal existia e tinha acontecido naquela casa, na casa do meu avô, e eu não fazia parte. Minha mãe não tinha culpa, nem EU ! E apesar de morar na mesma cidade, não visitava nem meus avós paternos. Natal?

Era uma tristeza única. Meu pai vinha, quando podia, no dia 25 para nos abraçar e dar presentes, quando já podia nos presentear. Tive o Natal da bicicleta, com certeza: era azul e branca ! Eu sempre gostei de cozinhar, fazia doces para agradá-lo. Mas não tinha Natal. Faltava família, faltava união, amor, reunião, celebração. Faltava Natal na essência da palavra.

Natal de "verdade" na minha vida só começou a existir a partir daqui. Na verdade, começou um pouco antes, - num 24 de dezembro de 1900 e alguma coisa - no qual eu já tinha feito a ceia e me preparava para comer com marido e filhas somente ( 4 pessoas de novo...) e ao ligar para meu pai fui convidada para ir para a casa dele com a minha família. Não estranhem, isso não era lugar comum entre nós naqueles tempos, mas eu amei. Levei a minha ceia e curti meu pai que tanto amo. Foi um Natal especial, foi mesmo. E ainda vieram outros antes dele partir. Saudade.

Imagem da Net

Natal mudou ou mudei eu ? Agora com o crescimento da família a gente se sente mais à vontade. E aqui entre nós, Natal em Londres, Natal no frio mas com marido, filha/genro e netos é o que há, honestamente. Sem contar a ceia , que por lá é totalmente diferente da nossa e deliciosa.

Meus Natais agora são de verdade: família em volta da mesa, crianças correndo, comida especial, amor, muito amor e alegria. Expectativa que se realiza e se transforma no sentido real do Natal. Não sou traumatizada pelo que não tive, ao contrário, CURTO muito o Natal que agora tenho. Conquista!


O melhor da festa é esperar por ela. Este ano não estou com eles em Londres, mas passa rápido e eu volto.  Vou passar o Natal com amigos queridos aqui em São Paulo. Provalvelmente voltarei para passar o Natal com eles ano que vem, e o Natal será novamente muito feliz. Natal é presente.

FELIZ NATAL A TODOS ! 

MUITA ALEGRIA E MUITO AMOR, SEM ESQUECER O HOMENAGEADO !


beijos,

Tina

PS: Natal na minha casa tinha "rabanada" e salvava quase tudo. Obrigada, mãe. Receita abaixo:


RABANADA DE  NATAL


Ingredientes

  • 2 xícaras de leite
  • 200 g de açúcar
  • 1 pão para rabanada, fatiado
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó
  • 200 g de açúcar
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Numa panela, coloque o leite e 200 g de açúcar. Leve ao fogo até ferver. Umedeça as fatias de pão no leite e coloque-as numa peneira para escorrer.
  2. Bata ligeiramente os ovos. Passe as fatias de pão no ovo batido e frite no óleo quente em fogo baixo até ficarem douradas. Retire com uma escumadeira e escorra sobre papel-toalha.
  3. Misture a canela e o açúcar restante (200 g). Passe as rabanadas nessa mistura e sirva.

4 comments:

  1. Oi, Tina!
    Os meus natais da infância eram passados na casa do meu avô, onde a família se reunia e eu passava o tempo todo brincando com meus primos. Não existia Papai Noel e a ceia era depois das orações. Não sei se já lhe contei, tenho um tio que é padre... então eu achava muito demorada as ladainhas :) O melhor natal da minha infância foi depois que o meu pai faleceu. Minha mãe ainda de luto e nós não participamos da festa do natal com a família, mas a minha mãe fez questão de fazer uma ceia para nós 4 (de novo). A ceia era bem simples, não tinha presente, mas a sensação de que éramos 4 pessoas unidas na dor, nos fortalecia e nos sentimos como uma unidade com o sentimento de que dali para frente, eram todos por um (ou seria o contrário?).
    A vida como um todo melhora quando saímos da influência de terceiros e vivemos a nossa própria vida. No caso do natal, o nosso próprio natal!
    Boas festas para você e sua família! Que seu natal e ano novo sejam abençoados!
    Beijus,

    ReplyDelete
  2. Sempre tive boas lembranças de Natal qdo criança: família cheia em volta da mesa, do jeito q vc descreveu. Mta alegria mesmo.
    Com a separação dos meus pais, há uns 12 anos, a coisa mudou e ficou triste por um ou dois anos. Agora retomamos nossa alegria de sempre. Seja com avó e tia presente ou não (alguns anos elas vem, outros não), pois nós somos 6 aqui em casa, só isso já lota. sempre chega algum vizinho e tal.

    passando aqui pra desejar um Natal abençoado pra você e sua família. Que seja de muita paz!

    _______________ °Paz°
    _______________°União°
    _______________°Alegrias°
    ______________°Esperanças°
    _____________°Amor°Sucesso°
    ____________°Realizações°Luz°
    ___________°Respeito°harmonia°
    __________°Saúde°solidariedade°
    _________°Felicidade°-°Humildade°
    ________°Confraternização-°Pureza°
    _______°Amizade°Sabedoria°Perdão°
    ______°Igualdade°Liberdade°Boasorte°
    _____°Sinceridade-°Estima-°Fraternidade°
    ____°Equilíbrio-°Dignidade-°-Benevolência°
    ___°Fé°Bondade°Paciência°Brandura°Força°
    __°Tenacidade°Prosperidade°Reconhecimento°

    ___________Que sua árvore da
    ___________vida esteja repleta
    _____________de todos estes
    ______________presentes!

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ReplyDelete
  3. Olá, Tina!
    Meu natal esse ano foi diferente. Desde que meu pai e minha avó materna faleceram, passava em casa com poucas pessoas. Porém, esse ano reencontrei meus familiares após 10 anos. Foi um clima gostoso de reencontro.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket