Monday, April 29, 2013

Preço justo

Monday, April 29, 2013
 
Desde que voltei à Terra Brasilis o assunto mais comentado na Net e na mídia em geral  são os preços praticados em São Paulo. OK, pode ser o segundo assunto mais comentado porquê infelizmente a violência está no topo das manchetes na mídia,  e parece não querer sair, lamentavelmente.

Mas o assunto aqui hoje é outro: comer bem a preço justo. Eu acho que comer fora em  São Paulo é sim, muito caro ! E eu afirmo isso com total segurança e bagagem de quem viaja e visita outros países e seus restaurantes. Acho que a gente tem que pesquisar antes,  e quando decidir  ir de "frente" para o matadouro - encarar! Afinal, paga quem pode, reclama quem não consegue. Não concorda com os preços? Escolha outro, parta para o Plano B, economize em outro item, sei lá.  Em última instância, boicota na boa, sem falar asneira,  por favor. O assunto é sério e deve ser considerado assim.

No exterior você tem acesso aos menus dos melhores restaurantes, independente de fazer parte do Guia Michelin ou não, você pode fazer sua reserva (item fundamental por lá) e chegar já sabendo mais ou menos quanto vai pagar. Não tem aquele item surpresa " tudo isso ? " quando chega a conta.

O problema aqui reside nesta "pesquisa antecipada" - coisa que a Net hoje em dia nos proporciona vasta e largamente - fora do Brasil - pois aqui raramente você vê preços nos sites dos restaurantes. E fica a pergunta: por que não disponibilizam ? A inflação está subindo?  O preço muda de acordo com o cliente ?  Muda no fim de semana ? Ou será que a culpa é do tomate ? Não entendo, nem quero entender.

Seja lá o que for, a gente paga a conta. O item "alimentos" no Brasil é um dos mais caros do mundo, pois na Inglaterra por exemplo, você sai do supermercado levando na sacola camarão grande (cozido e limpo) salmão defumado, soured cream, vinho e pão italiano, mais alguns poucos itens de laticício e a sua conta não dá mais que R$ 60,00  Por aqui não sairia por menos de R$ 180,00, tenho certeza.

Lá eles respeitam muito o cliente, fazem ofertas ótimas quando os produtos estão chegando perto da data de validade, trocam, devolvem o dinheiro, tratam o cliente como REI, pois com certeza sabem quem é que manda - e compra. É assim que tem que ser.

Infelizmente a coisa aqui é diferente. Fomos acostumados a aceitar, a não reclamar. E levar. Brasileiro é "bonzinho", não ? Errado, não deveria ser assim.



E escrevi tudo isso para falar de preço justo. Ele existe e paguei preço justo quando almocei no restaurante dele, comida honesta, prato lindo, garçons gentis, preço justo sem cobrar o nome.  E ainda tem cardápio infantil. Bom, tudo muito bom. Não imagino quanto custaria por aqui uma refeição desse nível. Melhor não saber, não mesmo.

Então é assim: preço justo é aquele que você pode e quer pagar. Se não for, não vá.  O mundo vai continuar e você vai achar um bom lugar, a preço justo. É só procurar.

Boa semana a todos,

beijos,

Tina

3 comments:

  1. Vc tem toda razão,Tina. Mas exigir isto do nosso povo,que nem reclama dos serviços essenciais...
    Beijos!!

    ReplyDelete
  2. Vc sabe que tem uma comunidade no facebook que mostra pratos por preços acessíveis?
    Big Beijos

    ReplyDelete
  3. Oi, Tina!
    Alguns restaurantes disponibilizam em sua entrada, em plaquetas, o cardápio com os preços. Mas já sabemos de antemão quais os restaurantes caros e se não quisermos pagar pelo luxo, só evitá-los.
    Sabe a "Sindrome de vira-latas" a que Nelson Rodriguês se referiu? Também se aplica ao uso dos restaurantes e afins... pois não tem brasileirinho que desconfia do barato e acha que para ser bom, precisa ser caro?
    Eu costumo boicotar produtos e até mesmo lojas, quando vejo que o preço não é justo e ainda aviso as amigas.
    Cá entre nós, o discurso da nossa presidenta quando diz que no Brasil não existe inflação... com quem ela está falando?
    Bom Domingo!!
    Beijus,

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket