Wednesday, June 11, 2008

Dos namorados...

Wednesday, June 11, 2008
"...um romance é um espelho que passeia pela estrada real."
Stendhal (1743 -1842)


E tem coisa mais romântica do que passear de gôndola pelas ruas /canais de Veneza, ao som de "O sole mio " ao lado de alguém com quem se vive um grande amor ?

A cidade de Veneza está situada na região do Vêneto, província de Veneza, e tem cerca de 266.200 habitantes. É internacionalmente conhecida pelos seus canais e pela catedral de São Marcos e é um dos destinos prediletos dos casais em lua de mel.

É uma cidade única, pois foi construída em 117 ilhas dentro de uma grande lagoa, ilhas estas que nos Séc. IV e V serviram de refúgio aos povoadores da costa ao fugirem das invasões que os bárbaros impunham ao Império Romano.

A cidade se tornou uma potência comercial a partir do século X, época em que sua frota já era uma das maiores da Europa. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo.


A famosa Ponte Rialto, em Veneza, foi construída em 1588. O projeto, assinado por Antonio da Ponte, venceu um concurso que teve participação de célebres artistas, como Michelangelo. Até 1854, esta ponte era a única maneira de os pedestres cruzarem o grande canal.

Veneza tem cento e cinqüenta canais, ligados por nada menos que 409 pontes, das quais apenas 3 atravessam o canal principal. A área da cidade é de apenas 458 km, mas mesmo parecendo pequena, oferece um bom número de hotéis e ótimos restaurantes.

A melhor época para se visitar Veneza é final de março até maio. Setembro também é muito bom em termos de temperatura. As famosas cheias ocorrem em novembro e dezembro, e o inverno pode ser frio e com neve - embora ver Veneza sob uma camada de neve com certeza deve parecer um conto de fadas, não?


Não posso deixar de mencionar o famoso Carnevale de Venezia e o renomado Festival de Cinema de Veneza - 2 marcos que trazem ainda mais beleza à cidade.

Finalizando, Veneza tem sempre alguma coisa para comemorar, principalmente o amor. E como amanhã é Dia dos Namorados, é lógico que escolhi falar de Veneza, que está na lista de cidades que ainda vou conhecer.


Ótima 4 feira a todos e um dia 12 bem romântico, feliz.

beijos

Tina

19 comments:

  1. Bon giorno caríssima, que post delicioso, sinceramente, faltou você mencionar que alguns gondoleiros recitam poesias durante o passeio. E mesmo aqueles que não entendem o italiano devem sentir um arrepio ao ouví-los porque o momento, as palavras abraçam a alma e provocam sintomas vários (rs).
    Adorei ler sobre Veneza aqui...

    ReplyDelete
  2. Um lindo post, acho que deve ser romantica sim passear de gondolas, mesmo tendo um amigo que em viagem a Veneza me disse que a água desses canais é imunda rs

    beijo

    ReplyDelete
  3. Anonymous10:26 AM

    Tina, outra cidade para a minha lista também :) Maravilhosa.

    Beijo!

    ReplyDelete
  4. Conheci o Cinema Veneza !

    ReplyDelete
  5. Veneza, meu Deus que saudades...

    Doce beijo

    ReplyDelete
  6. Anonymous11:38 AM

    Tina minha querida,
    Sabe qual programa do dia dos namorados a Bianca me propôs?
    Passar a tarde pescando no Ribeirão Encano e depois ir pra Eisenbahn tomar cerveja Dunkel até!! Rsss
    Beijos

    ReplyDelete
  7. Anonymous12:01 PM

    Hehehe, rindo aqui do JÔka, eu também conheci o cinema Veneza, rss ;)
    Que linda Veneza retratada por você Tinavózinha e que romântico dia dos namorados para quem por seus canais puder passear...
    Eu ficarei por aqui mesmo vendo o mar, tá bom né? ;)
    Saudades também, essa semana a gente se vê.
    Dia lindo queridamiga
    beijos

    ReplyDelete
  8. Tina ,gostei dessa descrição de Veneza...estive lá..24 horas acompanhada dum grande amore detestamos,o cheiro,a cidade,a água suja ,aliás td era sujo e até a gondola,só nos fez ficar sem dinheiro e acabámos dormindo num trem parado esperando ele nos levar ao maravilhoso COMO...essse sim um recanto para
    kkk...apaixonados..Acho queé um mito,mas no entanto mts gostam...assim é com tudo...as fotos ficaram excelentestbm...bjj e um bom dia 12,13,14,.....;)

    ReplyDelete
  9. Uma cidade mágica, pena que será engolida pelas águas, então, apresse! E amanhã muitos beijus! Beijus,

    ReplyDelete
  10. Tina

    Ai que lindo e romantico.

    Ainda quero ir em Veneza tambem.

    Feliz Dia do Amor para todos nos.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  11. Anonymous9:45 PM

    Tina, Veneza é linda demais. Tem um encanto, uma magia indescritível. E quem lá for aconselho ir ao Teatro di Frade e assistir à peça Elixir d'Amore onde é servido um licor inebriante.
    Ai...até eu que nunca sou de beber não resiti.Feliz Dia dos Namorados.
    bjs e dias felizes, sempre

    ReplyDelete
  12. Ah romântico deve ser tb em Paris!
    Big Beijos

    ReplyDelete
  13. Quem conheceu afirma que Veneza é tudo isto mesmo.
    Tem um filme lindo que se passa lá, o nome é Pão e Tulipas.
    Beijos

    ReplyDelete
  14. Oi, Tina. Passear de gôndola até que é uma boa idéia. Acho que, amanhã à noite, vou levar a Nina para passear de barquinho no lago, aqui do sítio. Verdade que ainda não estamos na lua cheia, mas estamos chegando lá. Como estarei ocupado cantando "O Sole Mio" (talvez, em rítmo de guarânia paraguaia) prá ela, os remos terão que ficar por conta dela. Só não sei se os patos vão gostar da história e entrar, também, na onda romântica. Brincadeira! Brincadeira!

    Feliz Dia dos Namorados, cheio de carinhos, a todos aqueles que amam. E não esqueçam de dizer ao outro as palavrinhas mágicas: "Eu te amo".

    ReplyDelete
  15. Oie!
    Realmente Veneza tem tudo para ser o lugar mais romântico..rs. Como estou só neste dia 12, prefiro não pensar sobre. Mas ano q vem vai ser diferente.

    Lindona, que vc tenha uma quinta-feira maravilhosa e um dia 12 cheínho de surpresas boas.

    Beijo.

    ReplyDelete
  16. Linda Veneza, como é lindo o amor.
    Feliz dia dos namorados prá você.
    Beijos meu bem.

    ReplyDelete
  17. Tina, super romântica essa cidade. Eu gostaria de ir até lá. Quem sabe se pego um jatinho, vou lá com meu Amor, somente para um jantar romântico e voltamos em tempo de darmos um beijinho de boa noite nas criancas.

    Eu estou na maior correria do século. Final de ano escolar por aqui e mais o aniversário do Daniel. Estou ilhada.

    Grande beijo

    ReplyDelete
  18. Oi Tina. O seu post é lindo, mas eu não posso concordar com ele. Olhe, Veneza é uma cidade horrível. Não tem charme, é suja, e nada de romântica! E olha que eu fui para lá com meu marido, récem casada, andamos de gõndola e tudo mais. Tudo muito sem graça e com um odor ruim! Rss Quem fala que gosta de Veneza, eu sempre recomendo conhecer a região de Provence na França, para ver o que é local bonito e romântico! Beijos

    ReplyDelete
  19. Anonymous11:13 AM

    Meu dia foi pra láde especial, amém!
    Beijos

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket