Thursday, November 22, 2007

Dengue

Thursday, November 22, 2007


A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.


Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.


TRANSMISSÃO


A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti que, após um período de 10 a 14 dias, contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas.

O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias.

A importância da Temperatura

A transmissão da doença raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam esse embrião podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o aedes demora em média dez dias.Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois deste acasalamento, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.

O mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a fêmea do Aedes voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam. Até então, eles sabiam que o Aedes só se distanciava cem metros.

SINTOMAS

Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias.O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:

Dengue Clássica:

-Febre alta com início súbito·

-Forte dor de cabeça·

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos·

-Perda do paladar e apetite·

-Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores·

-Náuseas e vômitos·

-Tonturas·

-Extremo cansaço·

-Moleza e dor no corpo ·

-Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:·

-Dores abdominais fortes e contínuas.

-Vômitos persistentes.

-Pele pálida, fria e úmida·

-Sangramento pelo nariz, boca e gengivas·

-Manchas vermelhas na pele·

-Sonolência, agitação e confusão mental·

-Sede excessiva e boca seca·

-Pulso rápido e fraco·

-Dificuldade respiratória·

-Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.

TRATAMENTO

O Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre. Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo. As pessoas que já contraíram a forma clássica da doença devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois correm o risco de estar com dengue hemorrágica, que é o tipo mais grave.

(Fonte: Ministério da Saúde)


Previnir ainda é o melhor remédio!


Este post faz parte da blogagem coletiva chamada pela Meire, lá vocês encontram todos os participantes.


beijos e boa 5 feira.


Tina

22 comments:

  1. Oi Tina, estou vindo aqui através da blogagem coletiva.
    Muito boa as suas informacoes.
    O meu também já está no ar.

    Grande abraco

    ReplyDelete
  2. Anonymous7:07 AM

    Tina bom dia!
    A cada post eu aprendo mais, nao sabia que a femea voava ate 1000 metros de distancia de seus ovos.

    Vamos fazer a diferença amiga.

    Bjs

    ReplyDelete
  3. Mil metros de distância dos ovos? Sabe que aqui onde moro, está um dos maiores índices de dengue do Estado! Que meda! Beijus

    ReplyDelete
  4. Tina, por mais que os governos municipais façam, se não tiver a colaboração da população, fica difícil evitar a doença. Uma pena!

    Na minha cidade, teve larva segando de ônibus. Pode???

    Bjos.

    ReplyDelete
  5. Excelente tema: o dengue!
    Não postei para a blogagem kolectiva, mais irei mais tarde postar sobre o dengue tb!

    bj

    ReplyDelete
  6. Anonymous1:32 PM

    Pois é Tina e você acredita que em Nova Friburgo, aqui na serra fluminense, a 1.000 metros de altitude, onde chegou a fazer 0º em julho passado, já tem casos de dengue ??
    Temos que cobrar também das pessoas um pouco mais de consciência com o problema e pedir colaboração.
    Um beijo.

    ReplyDelete
  7. abaixo a picadura da muriçoca.

    ReplyDelete
  8. Anonymous3:13 PM

    Olá, Tina!

    Vim atraves da blogagem coletiva da meiroca..muito interessantes alguns detalhes que eu desconhecia, muito bom...o pior dessa doença é que nao se fica curado ao pegar pela primeira vez. Todos temos uma parcela de culpa e de responsabilidade para acabr com ela.
    ..Gostei do nome do teu blog...me lembra uma boa musica antiga

    Um beijo

    ReplyDelete
  9. pois é Tina, temos que ficar atentos e cada um fazer a sua parte...
    beijos

    ReplyDelete
  10. Anonymous7:14 PM

    Tina, parabéns pelo blog e pelo post informativo! Sempre a melhor maneira é evitar os meios propícios para a procriação do mosquito e para isso, nada melhor do que a informação! O saber continua sendo o melhor remédio para muitos males da sociedade! :)

    Beijos!

    ReplyDelete
  11. Prevenção é tudo.
    Big Beijos

    ReplyDelete
  12. Caramba! Fiquei impressionado! Eu nunca tive esse treco, graças a Deus! Espero manter a minha "invencibilidade" pra sempre. Muito bom o post. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ReplyDelete
  13. em cada post desta blogagem aprendo um pouco..hehe, muito bom!!
    Bjos..

    ReplyDelete
  14. iiiiiiiiiiiiii... aqui a gente fala tanto em dengue que eu já tô craque craque! ;*

    ReplyDelete
  15. Oi Tina, nesse caso é preciso consciência de que não basta apenas pensar "eu estou fazendo a minha parte". É preciso bem mais que isso.
    Beijos meus...

    ReplyDelete
  16. É impressionante que nosso País ainda passe por essas epidemias...

    beijo

    ReplyDelete
  17. Uma doença muito séria.
    Essas blogagens coletivas nos ensinam muita coisa. Parabéns pela sua participação. Excelente.
    Bjos...lindo findi, muitas alegrias.

    ReplyDelete
  18. Anonymous10:29 AM

    Gostei gostei...

    Muitos post´s bons para não restar duvidas...

    Perfeito (=

    Beijo dona moça e ótimo fim de semana

    :*

    ReplyDelete
  19. Anonymous4:45 PM

    Já tive dengue, aliás, a maioria dos amigos já tiveram, é o preço de não se prevenir :-(
    Lindo findi Tinavózinha querida
    beijos

    ReplyDelete
  20. Anonymous5:37 PM

    É tanta informação e dicas que ai de quem ainda disser que desconhece o assunto,heheheh
    beijão,TINA e um otimo fds a vc.

    ReplyDelete
  21. Anonymous2:00 AM

    Ótimo texto.O ruim é que as pessoas que deviam saber não sabem e que são as que deixam água parada em suas casas.

    ReplyDelete
  22. Anonymous1:31 PM

    Bom fim de semana

    ReplyDelete

Obrigada pela sua visita!

 
luzdeluma st © Code is Pocket